terça-feira, 23 de março de 2010
Questões da prova1 do 3º ano
(¬QUESTÃO-01)(MACK -SP) - A figura mostra uma onda transversal que se propaga numa corda, com velocidade de 2 m/s. Qual a sua freqüência e amplitude?
(¬QUESTÃO-02)(PU C - MG) - Os morcegos são "cegos" e se orientam através de ondas de ultra-som emitidas por eles. O menor comprimento de onda que eles emitem no ar é de 3,3 x 10-3 m. A freqüência mais elevada que os morcegos podem emitir no ar, em que a velocidade do som é aproximadamente 340 m/s, é de:
(¬QUESTÃO-03)Um menino na beira de um lago observou uma rolha que flutuava na superfície da água, completando uma oscilação vertical a cada 2 s, devido à ocorrência de ondas. Esse menino estimou como sendo 3 m a distância entre duas cristas consecutivas. Com essa observação, o menino concluiu que a velocidade de propagação dessas ondas era de:
(¬QUESTÃO-04) (UFOR -CE) - Na superfície de um lago, o vento produz ondas periódicas que se propagam com velocidade de 2,0 m/s. O comprimento de onda é de 8,0 m. Uma embarcação ancorada nesse lago executa movimento oscilatório, de período:
(¬QUESTÃO-05) Determinada emissora de radio transmite na freqüência de 6,1 MHz (6,1 x 106 Hz). A velocidade da luz no ar é 3,0 x 108 m/s. Para sintonizar essa emissora, necessitamos de um receptor de ondas curtas que opere na faixa de:
(¬QUESTÃO-06) (FURG -RS) O sonar é um aparelho capaz de emitir ondas sonoras na água e captar seus ecos (ondas refletidas), permitindo, com isso, a localização de objetos sob a água. Sabendo-se que o sonar de um submarino recebe as ondas refletidas pelo casco de um navio 6 segundos após a emissão delas e que a velocidade de propagação do som na água do mar é de 1 520 m/s, determine a distância entre o submarino e o navio. As velocidades do navio e do submarino são desprezíveis se comparadas à velocidade do som.
(¬QUESTÃO-07) O eco emitido por determinada fonte sonora é percebido 4 s após, na posição onde se encontra a fonte emissora. Sendo a velocidade de propagação do som no meio considerado, 340 m/s, qual a distância entre o obstáculo e a fonte?
(¬QUESTÃO-08) Na figura i,ii e iii, estão representados fenômenos físicos que podem ocorrer quando um feixe de luz incide na superfície de separação entre dois meios de índices de refração diferentes, em cada uma delas, esta representada as trajetórias dos feixes. Considerando o desenho abaixo diga o que acontece com a velocidade, o comprimento e a freqüência de cada feixe nos meios 1 e 2 de cada figura dada.
1 1 1
2 2 2
(¬QUESTÃO-09)O nível sonoro, medido em unidades de decibel (dB), de uma onda sonora de intensidade I é definido como:
Ns = 10 log ( I / I0 ) , onde I0 = 1,0 x 10-12 w/ m² foi escolhida como uma intensidade de referência, correspondendo a um nível sonoro zero decibel. Uma banda de rock pode conseguir, com um equipamento de som, um nível sonoro de = 120 dB, a uma distância de 40 m das caixas acústicas. Qual a potência do som produzido na condição acima, por essa banda?
(¬QUESTÃO-10) Observando o mar, de um navio ancorado, um marinheiro avaliou em 12 m a distância entre as cristas das ondas, que sucediam numa freqüência de 10 Hz. Qual a velocidade de propagação das ondas?
(¬QUESTÃO-11) Uma pedrinha jogada em um lago, produzindo uma onda circular que se propaga na superfície da água. Uma pessoa próxima observa que a distância entre duas cristas sucessivas dessa onda é de 30 cm e que eles percorrem 6 m a cada 2 segundos. Qual a freqüência dessa onda?
(¬QUESTÃO-11) Um ponto material de massa 2,0 kg executa um MHS, cuja
trajetória é o segmento de extremidades A e A’, de abscissas
– 5,0 m e 5,0 m.
Sendo π segundos o seu período, qual a velocidade máxima atingida
pelo ponto material ?
(¬QUESTÃO-11) Um oscilador massa-mola tem amplitude do movimento de 2mm, pulsação de 2π, e não existe defasagem de fase ou seja: ângulo de fase inicial igual a zero. Quando t=10s, qual a elongação do movimento?
(¬QUESTÃO-12) Dada a função horária da elongação:
Sabendo que todos os valores se encontram em unidades do SI responda:
a) Qual a amplitude do movimento?
b) Qual a pulsação do movimento?
c) Qual o período do movimento?
d) Qual a fase inicial do movimento?
e) Quando t=2s qual será a elongação do movimento?
(¬QUESTÃO-13) Um oscilador harmônico tem sua elongação descrita pela seguinte equação:
Sendo todas as unidades encontradas no SI. Qual a velocidade do movimento nos instantes t=1s, t=4s e t=6s?
(¬QUESTÃO-13) Um pêndulo simples de comprimento L oscila com período T. Ser o comprimento do pendulo for duplicado, qual será o seu novo período de oscilação?
(¬QUESTÃO-15) Considere que o movimento de um determinado pêndulo é definido pela equação
X = 3 cos [ t + ], onde x é a posição da massa dôo pêndulo (em m) no instante t (em s) em relação à posição de equilíbrio (x= 0) e convencionando o deslocamento para a direita com positivo, como mostra a figura. Determine:
x<0 x=0 x>0
a) A distância máxima do corpo à posição de equilíbrio;
b) O período do pêndulo.
(¬QUESTÃO-16) O pêndulo de um relógio é constituído de uma massa suspensa por uma haste fina de aço, de comprimento L = 1,6 m. O pêndulo é ligado aos ponteiros do relógio por um sistema de engrenagens. Esse sistema funciona de tal modo que, toda vez que o pêndulo completaum determinado número de oscilações o relógio marca um minuto a mais.
O período do pêndulo é dado pela expressão T =2 .
Considere = 3 e g = 10 m/s2 para os cálculos que se fizerem necessários.
a) Calcule o número de oscilações do pêndulo no intervalo de um minuto.
b) Responda se o relógio vai adianta ou atrasar caso sua temperatura diminua. Justifique sua resposta.
domingo, 21 de março de 2010
Questões da prova1 do 2º ano
(¬QUESTÃO-02) (A densidade do alumínio é 2,7 g/ cm3.Determine:
a) A massa de um cubo de 10 cm aresta.
b) O volume de um bloco de alumínio de massa 540g.
(¬QUESTÃO-03) Vazio, um frasco tem massa igual a 30 g. Cheio de água, sua massa altera-se para 110 g. Cheio de outro líquido, O mesmo frasco passa a ter massa igual a 150 g. Qual a densidade do líquido e relação a água?
(¬QUESTÃO-04)(A massa de 1 litro de leite integral é 1 032 g. A nata que ocupa 4% do volume tem massa específica de 0,865 g/cm³. Podemos concluir que a massa específica do leite desnatado é:
(¬QUESTÃO-05)(UFRGS) Um estudante tem um bastão de alumínio de 25 cm de comprimento cuja massa é de 300 g e um bastão de cobre, de mesmo diâmetro e comprimento, cuja massa é de 996 g. Desses bastões, ele corta uma peça de 100 g de alumínio e uma peça de cobre com exatamente o mesmo comprimento. Qual é a massa da peça de cobre?
(¬QUESTÃO-06)Admitindo que a massa específica do chumbo seja 11 g/cm³, qual o valor mais próximo da massa de um tijolo de chumbo cujas arestas medem 22 cm, 10 cm e 5 cm?
(¬QUESTÃO-07)(Um objeto cúbico de lados iguais a 20 cm pesa 500 N em um local onde a aceleração da gravidade é aproximadamente igual a 10 m/s². Determine a sua massa específica
(¬QUESTÃO-08)Um professor propôs aos seus alunos um problema sobre misturas homogêneas constituídas de dois líquidos distintos, A e B, de massas específicas 0,5 g/cm³ e 1,0 g/cm³, respectivamente. O problema consistia em descobrir a mistura que poderia possuir a maior massa específica, se fossem misturadas massas iguais ou se fossem misturados volumes iguais dos líquidos A e B. Encontre a resposta certa, determina as massas específicas dos dois tipos de mistura
(¬QUESTÃO-09)(FUVEST-SP) A densidade do óleo é 0,80 g/cm³, Adote g = 1O m/s²,
a) Quanto pesa o óleo contido em uma lata de 900 mL?
b) Quantas latas podem ser preenchidas com 180 kg de óleo?
(¬QUESTÃO-10)(As densidades do alumínio e do cobre são, respectivamente, 2,7 g/cm³ e 8,9 g/cm³. Usando esses dados, explique por que os aviões são feitos de alumínio e não de cobre.
(¬QUESTÃO-11)( (UFMS) Um bloco de madeira, cujo volume é de 500 cm³, tem ma a igual a 0,3 kg. Qual a densidade dessa madeira em kg/m³?
(¬QUESTÃO-12)( (UEL ) Numa proveta graduada em cm3, contendo água até o nível de 1300 cm3, colocou-se uma esfera de chumbo de 88 g, Com a introdução desta esfera, o nível da água subiu a 1 308 cm . Qual a massa específica do chumbo?
(¬QUESTÃO-12)( (UFOP-MG) Uma pessoa com peso de 600 N e Que calça um par de sapatos Que cobrem uma área de 0,05 m² não consegue atravessar uma região nevada sem afundar.
a) Qual a pressão exercida por essa pessoa sobre a neve?
b) Qual deve ser a área mínima de cada esqui Que essa pessoa deveria usar para não afundar?
(¬QUESTÃO-13)(Suponha que o sangue tenha a mesma densidade que a água e que o coração seja uma bomba capaz de bombeá-lo a uma pressão de 150 mmHg acima da pressão atmosférica. Considere uma pessoa cujo cérebro está 50 cm acima do coração e adote, para simplificar, que 1 atm = 750 mmHg.
a) Até que altura o coração consegue bombear o
b) Suponha que essa pessoa esteja em outro planeta. A que aceleração gravitacional máxima ela pode estar sujeita
(¬QUESTÃO-14)( (FUVEST-SP) O organismo humano pode ser submetido, sem conseqüências danosas, a uma pressão de 4.105 N/m² e a uma taxa de variação de pressão de no máximo 104 N/m² por segundo. Nessas
a) Qual a máxima profundidade recomendada a um mergulhador? Adote pressão atmosférica igual a 105 N/m². Dados: dágua = 10³ kg/m³ e g = 10 m/s².
(¬QUESTÃO-15)Em uma seção de fisioterapia, a perna do paciente acidentado é submetida a uma força de tração que depende do ângulo , como indica a figura aseguir:
O ângulo varia deslocando-se a roldana R sobre a horizontal. Se, para um mesmo peso P, o fisioterapeuta muda de 60º para 30º, qual o fator que ficará multiplicado a tração na perna do paciente?
(¬QUESTÃO-17) A barra a seguir é homogênea da seção constante e esta apoiada nos pontos A e B. Sabendo-se que a reação no apoio A é R =200kN, e que F1 = 100 KN e F2 = 500 KN, qual é o peso da barra?
(¬QUESTÃO-18)(UFMG-97) A figura mostra um brinquedo, comum em parques de diversão, que consiste de uma barra que pode balançar em torno do seu centro. Uma criança PO senta-se na extremidade da barra a uma distância X do centro de apoio. Uma segunda criança de peso PN senta-se do lado oposto a uma distância X/2 do centro.
Para que a barra fique em equilíbrio na horizontal, mostre a relação entre os pesos das crianças PN e Po.
(QUESTÃO-19) Dois rebocadores, 1 e 2, são utilizados para auxiliar a atracar um transatlântico em um porto. Os rebocadores exercem sobre o navio as forças paralelas F1 e F2, conforme mostra o esquema a seguir. Sabendo-se que F1 = 1,0 104 N e F2 = 2,0 104 N. Determine:
a) O momento resultante das duas forças em relação ao ponto 0.
b) O impulso resultante produzido por essas forças em 1 minuto.
Questões da prova1 do 1º ano
(QUESTÃO-01) Com seis vetores de módulos iguais a 8 u, construiu-se o hexágono regular a seguir. Qual o módulo do vetor resultante.
(QUESTÃO-02) Num estacionamento, um coelho se desloca, em seqüência,
(QUESTÃO-03) O intervalo de tempo de 2,4 minutos corresponde a quantos segundos?
(QUESTÃO-04) Um automóvel sai de Curitiba às 9 horas e vai até registro com velocidade escalar média de
(QUESTÃO-05) Segundo um comentarista esportivo,um juiz de futebol, atualmente, ao apitar um jogo, corre, em média,
(QUESTÃO-06) Numa estrada, um automóvel passa pelo marco quilométrico 218 às 10 horas e 15 min e, pelo marco 236 às 10 horas e 30min. Qual a velocidade média desse automóvel?
(QUESTÃO-07) Um fabricante de automóveis construiu um carro que , na arrancada em linha reta, é capaz de passar de
(QUESTÃO-08) Um automóvel realiza uma curva de raio 20m com velocidade constante de
(QUESTÃO-09) A distância do Sol à Terra é de 1,50 x
(QUESTÃO-10) A velocidade do PUCK aumenta de 10 cm/s para 30 cm/s em 10s. A aceleração escalar do PUCK é:
(QUESTÃO-11) A tabela abaixo mostra os espaços (S) percorridos pelo PUCK e os correspondentes tempos (t). Qual a velocidade do PUCK ?
T (s) | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
S (cm) | 10 | 18 | 26 | 34 | 42 |
(QUESTÃO-12) A figura representa um satélite que gira, com movimento uniforme, em órbita circular em torno da Terra, no sentido ABCD. Em cada uma das opções, está representado um vetor e indicada a grandeza que ele representa. Uma das opções está errada. Qual é?
a) velocidade do satélite em B.
b) aceleração do satélite em D.
c) força que atua no satélite em C.
d) força que o satélite exerce na Terra quando passa por B.
e) força que atua no satélite em A.
(QUESTÃO-13) Mônica queria apenas agredir o Cebolinha, porém, acabou machucando o pobre Sansão.
A lei da Física que explica essa situação é a:
a) 1ª lei de Newton.
b) 2ª lei de Newton.
c) 3ª lei de Newton.
d) lei da gravitação universal.
e) Lei de Kepler.
(QUESTÃO-14) A tirinha abaixo mostra como a Mônica é delicada, não é mesmo?
Considere as afirmações abaixo, quanto à situação de repouso ou de movimento dos corpos.
i)Em relação à Mônica o Cebolinha está em repouso
II) Em relação à árvore o Cascão está em repouso
III) Em relação à Mônica a árvore está em movimento
IV) Em relação ao Cascão o Cebolinha está em repouso
A afirmativa que descreve corretamente a situação apresentada na tirinha é a de número:
a) i
b) ii
c) iii
d) iv